A palavra “Ergonomia” vem de duas palavras Gregas: “ergon” que significa trabalho, e “nomos” que significa leis. Em 1960, a OIT – Organização Internacional do Trabalho definiu ergonomia como sendo a “aplicação das ciências biológicas conjuntamente com as ciências da engenharia para lograr o ótimo ajustamento do homem ao seu trabalho, e assegurar, simultaneamente, eficiência e bem-estar”.
A função da ergonomia é tornar o ambiente de trabalho agradável, evitando lesões, doenças por estresse, nervosismo etc. Tornando-se uma necessidade para as empresas e todas as suas áreas, dessa forma é possível aumentar a produtividade, segurança, evitando doenças ocupacionais dentre outros.
Na imagem abaixo, temos um exemplo de ergonomia em home office:
Confira essas dicas de ergonomia para o trabalho Home Office.
- Preste atenção em sua postura;
- Escolha o ambiente ideal para o Home Office, com ambientes bem iluminados, ventilados e sem barulho;
- Escolha com atenção seu mobiliário;
- Faça alongamentos em suas pausas;
- Invista em conforto;
- Tenha apoio para costas, braços, cotovelos e pescoço
Com todas as mudanças no ambiente de trabalho, A Engemed tem um novo desafio, a avaliação ocupacional do trabalho home office. A Engemed sempre busca à qualidade de vida e saúde dos colaboradores, procurando os pontos de alteração em relação à saúde ocupacional, abordando as melhores práticas e propostas trabalhando em casa.
Nos dias 18, 19 e 20 de abril a Engemed irá participar do CONARH a maior feira de RH do Brasil.
Apresentadando seu novo produto: “AVALIAÇÃO OCUPACIONAL DO TRABALHO EM HOME OFFICE.”
Contamos com a sua participação.